Blog

Projeto verão: como escolher o tênis certo para praticar atividades físicas?

Quando o verão se aproxima, a prática de atividades físicas é a grande aliada de quem quer perder aqueles quilinhos a mais. Porém, é necessário lembrar que o impacto gerado nessas atividades pode ocasionar lesões e problemas ortopédicos.

Cada atividade física necessita um calçado adequado para melhorar desempenho e principalmente evitar lesões.

Para definir qual tênis usar é necessário saber qual tipo de pisada você tem e qual atividade física vai praticar.

Tipos de pisada

Existem três tipos de pisadas:

Pisada neutra: as pessoas que possuem pisada neutra apresentam desgaste uniforme no calçado, pois possuem um nível equilibrado de pronação e supinação.

Pisada pronada: quando a pisada é pronada o desgaste do calçado ocorre na parte interna. As pessoas que possuem a pisada pronada iniciam o movimento de apoio no solo no lado esquerdo do calcanhar e finalizam nas regiões próximas do dedão.

Pisada supinada: nos casos de pisada supinada o desgaste no calçado é maior na parte externa. Para fazer o movimento de apoio e impulsão, as pessoas que apresentam pisada supinada utilizam a parte externa do pé e principalmente a área do dedo mínimo.

Tipos de tênis:

Tênis para pisada neutra: Como a absorção de choque é equilibrada, por estar bem distribuída na fase de apoio, quem possui pisada neutra pode escolher um tênis de amortecimento leve. Optando por um modelo mais elaborado, com maior amortecimento, apenas se for desenvolver uma atividade física que exija maior absorção de impacto, como por exemplo, correr.

Tênis para pisada pronada: Para quem possui pisada pronada o indicado é adquirir tênis com amortecimento e controle de estabilidade leve.

Tênis para pisada supinada: no caso da pisada supinada é recomendado um tênis que, além do controle de estabilidade, apresente reforço no amortecimento.

Tênis para academia

A dica da Personale na hora de escolher um tênis para academia é prova-lo ao final do dia, quando o pé está mais inchado, por que isso também acontece após a atividade física.

Para cada atividade física é indicado um modelo de tênis apropriado - que proporcione maior ou menor amortecimento de impacto, maior ou menor estabilidade - para evitar que ocorram lesões nos pés, joelhos e tendões.

Por isso, na hora de escolher um tênis considere o conforto, a tecnologia entre a entressola e o amortecimento, finalidade da prática esportiva, analise se há um aspecto patológico, e sempre que possível, opte pelo tênis com pisada compatível a sua. Para ter certeza de qual modelo de tênis é ideal para o seu tipo de pisada um especialista na área ortopédica deve ser consultado.

Com o tênis apropriado nos seus pés, aproveite o verão na Personale e pratique atividades físicas!

 

Curta no Facebook

Informativos

Cadastre-se para receber novidades.

Estúdio Personale

Centro de Bem Estar e Academia em Araucária
Cel. João Antonio Xavier, 688 - Araucária
41 | 3642.2941
41 | 9737.0200
contato@estudiopersonale.com.br